Espaço do Mercado Público Regional será otimizado

 

A apresentação da proposta de utilização dos box fechados no Mercado Público Regional, no bairro Passo dos Fortes em Chapecó, será tema de reunião do Colegiado dos Secretários Municipais de Agricultura da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC).

O encontro ocorre nesta quarta-feira (24), às 9 horas, no auditório do Mercado Público Regional. Na oportunidade também será discutida a outorga onerosa da água e o levantamento e cadastro dos poços profundos no território da associação.

De acordo com o secretário executivo da AMOSC, Paulo Utzig, a responsabilidade da gestão interna do box é de cada município e dois programas do Governo Federal, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e da merenda escolar, tem contribuído para a falta de regularidade no abastecimento de produtos no Mercado Público. "Por esse motivo alguns municípios entregaram o espaço. Na reunião com os secretários municipais da agricultura será definida uma linha diferenciada de atuação da estrutura, como implantação de floricultura e agropecuária, por exemplo".

MERCADO PÚBLICO REGIONAL

A estrutura é gerida pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (Cidema), foi viabilizada com recursos dos 17 municípios participantes e aportes do governo federal no montante de R$ 1 milhão de reais.

O mercado foi criado com o objetivo de promover os produtos da agricultura familiar e acelerar o desenvolvimento integrado da região Oeste de Santa Catarina.

A construção da obra iniciou em 2004 na cidade de Chapecó e foi concluída em 2007. O espaço funciona como mercado organizado para a compra e venda de produtos agroindustriais da região da AMOSC, além de tornar-se um ambiente físico inovador para vendas no varejo e showroom dos produtos regionais.

O terreno tem 10.000 metros quadrados sobre a qual existem dois pavilhões (648 metros quadrados mais 700 metros quadrados), com área total de 1.348 metros quadrados. A área construída foi reformada e adaptada com a construção de mezanino nos pavilhões.

A atual estrutura se constitui de pavilhões com um box para cada um dos municípios da AMOSC, praça de alimentação com palco para apresentações culturais, auditório para cerca de 50 pessoas, baterias de banheiros masculinos e femininos e área de circulação.