18 de maio: Dia Nacional contra violência sexual infanto-juvenil

 

O Colegiado de Conselheiros Municipais de Direitos e Tutelares da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) esteve reunido nesta semana, no auditório da entidade, em Chapecó, sob condução da coordenadora do colegiado, Márcia Cattani e contou com a participação da Dra. Vânia Cella Piazza, promotora da Vara da Infância e Adolescência, que falou com os conselheiros e trabalhadores da assistência social (assistentes sociais, psicólogos, advogados e pedagogos) sobre o dia a dia do Conselho Tutelar, focando as situações que se apresentam e as medidas aplicadas.

Também participaram da reunião a assistente social do Ministério Público, Ana Soraia H. Biasi e professora da Unochapecó e membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Deborah Amorim, que apresentaram elementos que devem ser priorizados e discutidos para a elaboração do Plano de Ação e de Aplicação do CMDCA. Esta pauta voltará a ser discutida na próxima reunião do Colegiado agendada para o dia 1 de junho.

O grupo também socializou as propostas de cada Município para dar visibilidade ao movimento do dia 18 de maio – Dia Nacional contra a violência e exploração sexual infanto-juvenil. As ações contemplam teatro, movimento na rua, palestras, panfletagem, divulgação na mídia, audiência pública, entre outras.