Municípios da Amosc terão Planos Municipais de Habitação até dezembro

Os prefeitos da microrregião aprovaram nesta semana, durante assembleia ordinária, no auditório do Mercado Público Regional, a execução dos Planos Municipais de Habitação, que todos os municípios brasileiros terão que ter até dezembro deste ano, sob pena de não acessarem mais recursos do governo federal para esta área.
Os prefeitos também conheceram convênio firmado com a Fecam, para divulgação do Seguro Obrigatório DPVAT (seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre). O pedido foi feito pelo gerente do DPVAT, Marcio Guilherme e pelo delegado do Sindicato dos Corretores de Seguro (Sincor/SC), Saulo Rotava. Segundo eles, o objetivo é coibir a atuação de terceiros e acabar o mito de que é muito complicado fazer a solicitação. Em 2009, foram beneficiadas 58.370 pessoas com o seguro, totalizando R$ 247 milhões de reais pagos.
Na sequencia o presidente da Amosc, prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz, apresentou avaliação da Missão Institucional a China, abordando todos os conceitos que os prefeitos tiveram acesso naquele país nas áreas de saúde, saneamento, trabalho e aposentadoria, educação, religiosidade, alimentação, matrimônio e gestão de terras.
A Expo 2010 na China nos provou que é possível transformar as cidades, seja de 20 milhões de habitantes, um milhão, 200 mil ou 10 mil habitantes. A valorização das áreas verdes com grama, árvores e flores, as calçadas que permitem a penetração da água, o sistema de limpeza das ruas, o recolhimento de lixo e, principalmente, o planejamento de longo prazo. Não se pode pensar apenas em resolver os problemas atuais, temos que pensar nos que virão e preveni-los", afirma.
A assembleia do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS/Amosc), conduzida pelo presidente, prefeito de Quilombo, Lenoir Bigolin, aprovou o ingresso do município de Ipumirim. O Cis/Amosc, passa a ter 51 municípios e assume o posto de maior consórcio de saúde de Santa Catarina.
O presidente do Cidema, prefeito de Nova Itaberaba, Antonio Domingos Ferrarini, conduziu a assembleia do Consórcio com a apresentação dos projetos da piscicultura, da fruticultura e de licenciamento ambiental e o presidente do Instituto Saga, prefeito de Serra Alta, Claudinei Senhor, coordenou a assembleia da entidade onde todos os prefeitos conheceram o planejamento do Saga orientando as ações para o período 2010/2020.

 

Fonte: MB Comunicação