Prefeitos da Amosc visitam a World Expo 2010 Shanghai na China

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) organiza missão para a EXPO 2010 na China. A comitiva, que embarcou neste dia 3 de junho, tem mais de 30 pessoas entre os prefeitos de Águas Frias, Caxambu do Sul, Nova Erechim, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, Santiago do Sul, São Carlos, Serra Alta, Sul Brasil, União do Oeste, o secretário executivo da Amosc, a presidente do Saga e a secretária nacional de desenvolvimento regional do MI. O retorno está previsto para o dia 13 de junho.
A Exposição Universal – World Expo 2010 Shanghai, que ocorre de 1° de maio a 31 de outubro deste ano, na China, atrai governos e povos de todos os continentes. A EXPO 2010 tem como tema "Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida", representando, assim, o desejo comum de toda a humanidade por uma vida melhor nos ambientes urbanos do presente e do futuro e uma preocupação central da comunidade internacional para a futura elaboração de políticas e de estratégias urbanas de desenvolvimento sustentável.
Desde 1851 (ano em que se realizou, em Londres, a Grande Exposição da Indústria de Todas as Nações) que as Exposições Mundiais têm vindo a atingir uma crescente proeminência enquanto grandes eventos de desenvolvimento económico, científico, tecnológico e de intercâmbio cultural. Atualmente, constituem-se como importantes plataformas de partilha da experiência histórica e de promoção de troca de ideias inovadoras, enaltecendo o espírito global da humanidade e perspectivando o futuro.
A feira tem 528 hectares de exposição, com 192 países participantes e 50 organizações internacionais. Estão previstos 70 milhões de visitantes A Expo 2010 Shanghai será um grande evento que irá explorar o potencial da vida urbana no século XXI. A vida nas cidades surge como um tema cada vez mais premente, dada a evolução exponencial da população que aí reside: se em 1800 apenas 2% da população mundial vivia nas cidades, em 1950 esse valor aumentou para 29% e, no ano 2000, atingiu quase metade da população mundial. Até 2010, conforme o estimado pela Organização das Nações Unidas, 55% do total da população humana viverá nas cidades.
Através de diferentes abordagens, a Expo 2010 Shanghai irá criar projetos para o futuro das cidades e para a harmoniosa coexistência de estilos de vida urbana, proporcionando o que se pretende que venha a constituir uma extraordinária e divertida plataforma educativa para os visitantes de todas as nações, contempladora dos seguintes aspectos: mistura de diversas culturas na cidade; prosperidade econômica da cidade; ciência, tecnologia e inovação na cidade; e remodelação das comunidades na cidade.