Colegiado de Conselheiros de Direitos e Tutelares da Amosc planeja capacitações

O Colegiado de Conselheiros de Direitos e Tutelares da Região Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) reuniu-se pela primeira vez em 2010, nesta semana, na sede da entidade municipalista em Chapecó. Em pauta o planejamento das atividades para este ano, com destaque para capacitações na área de orçamento e fundos.
Segundo a coordenadora do Colegiado, Ana Paula da Silva Morais, os conselheiros municipais dos direitos e tutelares têm um papel muito importante na elaboração dos planos municipais (saúde, assistência social, habitação, educação etc), bem como na destinação e fiscalização dos recursos financeiros. "Por isso é fundamental entender como atuar no orçamento", ressalta.
Também foram sugeridas capacitações contínuas quanto as atribuições dos conselheiros, nova Lei de Adoção, serviços de acolhimento familiar, enfim, sobre as legislações que são alteradas e/ou instituídas.
O conselheiro tutelar e vice-coordenador do Colegiado, Márcio Serpa, conclamou os presentes para mobilização na formação de um Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, com espaço para a participação de entidades não-governamentais, para discussão de assuntos relativos à infância e adolescência.
A próxima reunião será realizada em 24 de março, tendo como principal ponto de pauta a eleição do Colegiado.
Fonte: MB Comunicação