Colegiado da Amosc aponta avanços na assistência social dos municípios

O Colegiado de Gestores e Técnicos em Assistência Social da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) esteve reunido em encontro bimestral para discussões referentes ao Plano Municipal de Assistência Social 2010/2013, avaliação dos trabalhos do Colegiado em 2009, planejamento para 2010, socialização de informações e confraternização.
A avaliação foi de avanços na área da assistência social. Para a coordenadora do colegiado, Ivone Orso, "com a implantação do Sistema Único de Assistência Social (desde 2004), as ações estão definidas e consistentes, apesar da escassez de recursos financeiros em função das inúmeras ações que os municípios assumem, visando a melhoria da qualidade de vida da população".
Para 2010 objetiva-se avançar na implantação e implementação dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, equipamento onde são realizadas ações de Proteção Social Básica com famílias em situação de vulnerabilidade. As Gestoras de Assistência Social Célia Triches, de Pinhalzinho, Elsa dos Santos, de Nova Erechim e Clarice Zucco, de Coronel Freitas, participaram da reunião do COEGEMAS ocorrida na cidade de Lages, em novembro e ressaltaram a importância do oeste ser representado, pois os assuntos discutidos, definidos e encaminhados atingem diretamente a organização e execução da Política de Assistência Social nos Municípios.
Ivone Orso acredita que "a política de assistência social tem uma direção única, ou seja, todos os programas, projetos e serviços devem ser oferecidos nos municípios, mas temos realidades diferenciadas que devem ser analisadas e respeitadas, e para isso, nós, gestores e técnicos de assistência social nos organizamos neste espaço, onde são discutidas, socializadas e defendidas as ações".