Prefeito de Pinhalzinho assume Amosc

Os municípios têm cada vez mais encargos e, proporcionalmente, menos recursos. Os prefeitos têm menos poder e mais responsabilidades. O desabafo é do prefeito de Serra Alta, Claudinei Senhor, ao transmitir a presidência da Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) ao prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz. O ato ocorreu nesta semana, no Centro de Convivência dos Idosos, em Serra Alta, onde os prefeitos da microrregião se reuniram em assembléia geral.
Senhor fez um balanço de sua gestão de 12 meses frente à Amosc e destacou a crescente complexidade que envolve as administrações municipais. Observou que as esferas federal e estadual transferem programas, ações e atividades para os municípios sem a correspondente cooperação financeira. Lembrou que o ano foi difícil com queda de receitas para a maioria dos municípios em razão dos efeitos da crise econômica internacional sobre a economia brasileira e, por extensão, sobre os municípios.
Depois de eleito o prefeito Fabiano da Luz falou dos compromissos com os municípios consorciados e destacou o papel da Amosc no assessoramento dos municípios e na promoção do desenvolvimento regional.
Também compõem a diretoria da Amosc, na condição de vice-presidentes, os prefeitos Ribamar Assonalio (Cordilheira Alta), Dorildo Pegorini (Jardinópolis) e Vilmar Foppa (Caxambu do Sul), além dos secretários Adilson Zeni (Águas de Chapecó) e Jobert Peruzzo (Sul Brasil).
Na mesma ocasião, foram eleitos os novos dirigentes das entidades coligadas. No Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cis/Amosc), o prefeito Lenoir Bigolin (Quilombo) sucederá o prefeito Ribamar Alexandre Assonalio (Cordilheira Alta). Os demais diretores são os vice-presidentes Elio Godoy (São Carlos) e Antonio Grando (Irati) e os secretários Mauri Zucco (Coronel Freitas) e João Rodrigues (Chapecó).
No Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente (Cidema), o prefeito Antonio Domingos Ferrarini, de Nova Itaberaba, será o sucessor de Edgar Rohrbeck, de Planalto Alegre. No ato, foi representado pelo presidente da Câmara de Vereadores e prefeito em exercício Jurandir Batistello. Os demais diretores são os vice-presidentes Jorge Comunello (Formosa do Sul) e Luis Ferdinando Pacazza (Santiago do Sul) e os secretários Mauri Zucco (Coronel Freitas) e Antonio Grando (Irati).
O conselho de administração do Instituto de Desenvolvimento Regional SAGA será presidido em 2010 pelo prefeito Claudinei Senhor, de Serra Alta. Os demais conselheiros são Ribamar Assonalio (Cordilheira Alta), Fabiano da Luz (Pinhalzinho), Paulo Utzig (Amosc), João Carlos Stakonski (Acic), João Nunes (Cidasc) e Valdir Crestrani (Epagri). A diretoria executiva será presidida pela assistente social Marlene Muniz de Andrade, acompanhada do vice-presidente Enio Parmeggiani, do diretor financeiro Paulo Utzig e do secretário João Carlos Stakonski.
As assembléias conjuntas reuniram as primeiras-damas e os funcionários da Amosc e marcaram o encerramento das ações de 2009.