Móveis e artesanato do oeste ganham marcas regionais


Os nomes das associações setoriais AMOESC (fabricantes de móveis) e ARAPOC (artesãos e artistas) são, agora, marcas regionais que identificam e valorizam produtos elaborados no grande oeste de Santa Catarina. As marcas foram lançadas publicamente em evento paralelo ao Seminário INTEGRASUL III: Políticas de Desenvolvimento da Região Sul, no Centro de Cultura e Eventos Plínio De Nês, em Chapecó. O Integrasul foi promovido pelo Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul e pelo Ministério da Integração Nacional.
As marcas regionais resultam de investimentos na organização e estruturação dos arranjos produtivos locais de móveis e artesanato sustentados pela Secretaria Nacional de Programas Regionais do Ministério da Integração, pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), pelo Saga Instituto de Desenvolvimento Regional e pelo Sebrae.
Essas instituições promoveram intensivo programa de capacitação de empreendedores dos setores moveleiro e artesanato através de oficinas de gestão. As oficinas tiveram apoio financeiro do Ministério da Integração Nacional e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). As duas oficinas absorveram R$ 120 mil reais, ou seja, R$ 60 mil reais cada uma.
As oficinas objetivaram desenvolver as capacidades empreendedoras e de planejamento nos micro e pequenos artesãos, focando o mercado e o comércio dos produtos. A Arapoc abrange os 20 municípios da região da Amosc e a porção catarinense da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul. Esse trabalho iniciou em 2007, quando o Fórum da Mesomercosul e o Ministério da Integração Nacional promoveram cursos de artesanato nos 20 municípios da região da Amosc, identificando dificuldades na gestão e a comercialização. Foram capacitados 90 artesãos e artistas.
MOVELEIRO
As instituições Amoesc e Simovale (associação e sindicato das Indústrias madeireiras e moveleiras) também foram agraciadas com uma oficina de gestão. A iniciativa resultou de parceria entre o Ministério da Integração Nacional, Instituto Saga, FAO e Mesorregião Mercosul. A secretária Márcia Damo destacou que o governo federal investiu em ações de planejamento estratégico da Amoesc e de oficinas de orientação comercial para empresas associadas. Foram beneficiadas 123 empresas de 75 municípios.