Mesomercosul participa de Intercâmbio da Cooperação entre Ministério da Integração e União Européia

A presidente do Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, Marlene Andrade, integra uma nova ação decorrente da assinatura do Memorando de Entendimento com a Direção Geral de Política Regional da Comissão Europeia (DGREGIO). Trata-se do Programa de Intercâmbio que visa oferecer a atores fundamentais no processo de implementação e consolidação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) uma oportunidade de vivenciar, in-loco, experiências similares consolidadas ou em andamento na União Europeia.
O Programa de Intercâmbio, que é custeado pela União Europeia, vai ao encontro de uma linha de pensamento do Ministério da Integração Nacional de garantir que os resultados da Cooperação com a União Europeia e seus benefícios não ficassem restritos ao corpo técnico da administração pública federal, mas que alcançassem outros níveis de Governo e os próprios beneficiários diretos da PNDR. A secretária de Programas Regionais, Márcia Damo, coordenadora do Programa de Intercâmbio e senior official da Cooperação do Ministério da Integração Nacional e a União Europeia, destaca que esta deve ser apenas a primeira fase de um esforço continuado desta Cooperação. "Na agenda específica de cada grupo serão tratados aspectos fundamentais para o estudo do desenvolvimento regional, como a organização social, com foco na cooperação federativa e nos Fóruns Mesorregionais e a organização produtiva dos setores econômicos apoiados pelas ações de desenvolvimento regional do Ministério da integração Nacional", afirma a secretária.
A Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul está entre as cinco mesorregiões que participarão desta primeira etapa do intercâmbio, que contempla cinco dos 13 espaços prioritários onde o Ministério da Integração Nacional atua. As outras mesorregiões são: Mesorregião Bico do Papagaio, Mesorregião Chapada do Araripe, Mesorregião Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e Mesorregião Águas Emendadas. Estas mesorregiões foram selecionadas de forma a representarem cada uma das macrorregiões do país – norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul, conferindo ao programa uma dimensão nacional. Cada grupo visitará países, regiões e processos produtivos da União Europeia identificados com a atividade produtiva que, nas mesorregiões selecionadas, se privilegiou para fins deste intercâmbio.
O grupo da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, que envolve áreas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, viajará para a Itália, com foco no enoturismo. Participará de seminários na Region Emilia Romagna, conhecerá uma enoteca em Bologna e algumas cooperativas do segmento vinícola em outras cidades próximas. Também irá à Alemanha, onde o foco de trabalho será a inserção de novas tecnologias na produção vinícola.
São seis integrantes que formam o grupo da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul: Marlene Aparecida Muniz de Andrade, presidente do Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul; Zeferino Perin, vice-presidente do Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul; Neuza Maria de Souza Thibes, secretária executiva da Associação de Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (AMPLASC); Paulo Sancler Lopes, vitivinicultor e sócio da Associação de Vitivinicultores de Francisco Beltrão (PR); Valdir Crestani, gerente de Região da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (EPAGRI) e Vladimir Pelissari, vitivinicultor e vice-presidente da Cooperativa de Vitivinicultore de Ampére (PR).
Todos os grupos se reunirão em Bruxelas para participarem do Seminário Open Days 2009, promovido pela Direção Geral de Política Regional da Comissão Europeia, que acontecerá no período de 5 a 8 de outubro. No dia 7 de outubro, haverá um Painel na programação dedicado à Cooperação do Ministério e a União Europeia, inclusive com a apresentação e discussão deste Programa de Intercâmbio.