Amosc recebe missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Os representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Guilherme Piereck e Marcelo Kramer, acompanhados do assessor internacional do Ministério da Integração Nacional (MI), Rafael Gomes França, visitaram na manhã desta terça-feira, a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), sede local do Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul. A missão de reconhecimento, como está sendo chamada, tem por objetivo conhecer os projetos que estão em andamento e as ações em que o BID possa propor parceira com aporte financeiro.
Os visitantes foram recebidos pelo vice-presidente da Amosc, prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz, pela presidente do Fórum da Mesomercosul, Marlene Andrade, pelo secretário de desenvolvimento regional de Chapecó, Luciano Buligon, pelo coordenador regional do Sebrae/SC, Enio Parmegianni, pelo gerente regional da Epagri, Valdir Crestani, pelo gerente executivo da Amosc, Paulo Utzig, pelo vice-presidente regional da Federação da Agricultura do Estado de SC, Américo Nascimento, além de prefeitos de vários municípios da Amosc.
Guilherme Piereck, consultor do setor de integração e comércio do BID, relatou que o Banco prioriza atividades de promoção comercial com benefícios para o setor privado e que está firmado em dois pilares: a promoção das exportações e atração de investimentos para as regiões de faixa de fronteira. "Nossa intenção é identificar os projetos que já estão dando certo, como os APL's (Arranjos Produtivos Locais) para propor apoio financeiro. Por exemplo, no Pólo Moveleiro, se a necessidade for a conquista da certificação da madeira, o BID pode contribuir nessa capacitação", explicou.
O gerente da Amosc, Paulo Utzig, apresentou o modelo associativista que a Associação desenvolvimento com prioridade para o assessoramento técnico dos 20 municípios membros. A presidente do Fórum da Mesomercosul, Marlene Andrade, também apresentou as ações da Mesomercosul e do Instituto Saga, que é um dos executores dos projetos.
Fonte: MB Comunicação