Mesomercosul prevê novos rumos para as cadeias de Móveis e Artesanato

Depois de quatro meses de capacitações através de oficinas de gestão, os empreendedores dos setores moveleiro e artesanato conheceram, nesta semana, os resultados dos trabalhos conduzidos pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), pelo SAGA – Instituto de Desenvolvimento Regional e pelo Sebrae. O destaque do evento foi a presença da Secretária Nacional de Programas Regionais do Ministério da Integração, Márcia Sartori Damo.
Outras lideranças presentes foram a presidente do Fórum da Mesomercosul, Marlene Andrade, o presidente da Amosc, Claudinei Senhor, do secretário de desenvolvimento regional de Chapecó, Luciano Buligon, do presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó, Márcio Sander, do coordenador regional do Sebrae/SC, Enio Parmegianni, da representante da reitoria da Unochapecó, Maria Lúcia Mareschim, do coordenador da incubadora tecnológica da Unochapecó, Carlos Eduardo Arns, cinco prefeitos da região, da presidente a AARAPOC, Irene Claus e do presidente a AMOESC, Osni Carlos Verona.
Um dos resultados concretos dos trabalhos realizados durante a execução da Oficina de Gestão em Chapecó foi a aproximação com a Fundação Banco do Brasil, resultando na assinatura de um convênio com a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, no valor de R$ 115.770,97 para a aquisição de veículos e equipamentos. A assinatura foi feita pelo superintendente Regional do Banco do Brasil, Heinz Edson Kirchoff.
Márcia Damo salientou que está acompanhando as apresentações dessa ação pelo Brasil e que ficou muito feliz com os resultados conquistados pelos dois APL's do oeste de SC. "Os números mostrados são bastante positivos. Mas muito mais empolgante é ver no rosto das pessoas envolvidas a satisfação com os resultados e com o rumo que poderá ser seguido daqui pra frente. O depoimento de artesãs que agora se consideram empreendedoras é a melhor de todas as respostas", relatou a emocionada Márcia Damo.
As apresentações dos demonstrativos de resultados das Oficinas de Gestão foram conduzidas pela coordenadora dos projetos, Marlene Andrade (APL de Artesanato), e pelo gestor do Polo Moveleiro, Arildo Jacobus (APL de Móveis). As oficinas tiveram apoio financeiro do Ministério da Integração Nacional e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Outra ação desencadeada com as oficinas irá beneficiar o Pólo Moveleiro da região. Trata-se de uma parceria com o Banco do Brasil com vistas a fomentar a exportação dos produtos do pólo moveleiro.
Fonte: MB Comunicação