Colegiado Tutelar orienta conselheiros

O Colegiado de Conselheiros Municipais de Direitos e Tutelares da Região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) esteve reunido nesta semana com a promotora da Infância e Adolescência, Vânia Cella Piazza, que esclareceu e orientou sobre o encaminhamento de situações do dia-a-dia dos conselhos.
A professora Deborah Amorim, membro do Fórum Municipal Contra a Violência e Exploração Sexual Infanto Juvenil, fez o repasse sobre a reunião do Fórum ocorrida em Florianópolis. Em seguida a assistente social da Amosc, Erli Abreu, apresentou orientações sobre as conferências da Criança e do Adolescente, e informou que foi formado um grupo com representante das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR) de Chapecó e Quilombo e, também da Amosc para elaborar o instrumental para a conferência. A Conferência Regional da Criança e do Adolescente está previamente marcada para o dia 31 de julho, em Chapecó.
A coordenadora do Colegiado, Ana Paula da Silva Morais fez uma avaliação com os conselheiros sobre a mobilização do dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate a Violência e Exploração Sexual Infanto Juvenil, onde foram relatados trabalhos de panfletagem, caminhadas (com camisetas e faixas), palestras nas escolas, teatro, com grande participação dos jovens, encorajando para denúncias de violência sexual. A mobilização contou com a participação das secretarias de educação, Polícia Militar, assistência social, Conselhos Tutelares e de Direitos, entre outros.
Também ficou definido que as reuniões do Colegiado ocorrerão na terceira quarta-feira de cada mês, na Amosc, das 8h45 às 12 horas.
Fonte: MB Comuncação