Mesomercosul participa da inauguração do Centro de Excelência em Confecção Moda Sudoeste

A Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul estará presente nesta sexta-feira, 03 de abril, às 17h30, na inauguração do Centro de Excelência em Confecção Moda Sudoeste (CECOMS/Fronteira), localizado no município de Santo Antonio do Sudoeste, fronteira com a Argentina. A presidente do Fórum, Marlene Andrade, será acompanhada pelo secretário executivo da Amosc, Paulo Utzig e pelo gerente do Ministério da Integração Nacional, Marcelo Moreira.
O Centro é resultado do projeto "Centro de Formação de MO do APL Moda Sudoeste – Região Fronteira" encaminhado pelo Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul em 2007 para o Ministério da Integração Nacional que destinou recursos para aquisição de máquinas, equipamentos e mobiliário para cinco laboratórios que farão a qualificação, requalificação e serviços tecnológicos para as indústrias do vestuário de sete municípios do entorno: Santo Antonio, Bom Jesus, Capanema, Pranchita, Barracão, Pinhal de São Bento e Ampére.
Somente no município de Santo Antonio onde está instalada a unidade, são 22 indústrias de pequeno porte que empregam diretamente mais de 1.300 colaboradores diretos. Isso representa na formação mais de 33% de todos os segmentos, segundo dados do Caged/2008.
Na região de influência direta, em 2008 o setor representa em torno de 40% da mão-de-obra empregada, 45% da produção e em torno de 55% do faturamento realizado por todas as indústrias de abrangência do APL da Confecção Moda Sudoeste que congrega o aproximado a 300 empresas.
Para esta primeira fase, o investimento é da ordem de 430 mil reais, sendo 40% do Ministério através do Fórum, 35% da Associação Comercial e Empresarial do município e 15% da municipalidade. O Centro será administrado diretamente pela Associação Comercial e os gestores do APL Moda Sudoeste que compõem o Conselho Deliberativo para nortear as ações macro de gestão da entidade.
O CECOMS conta com infra-estrutura completa para formar e especializar profissionais do setor praticamente em todas as áreas através dos laboratórios de: formação de operadores em costura industrial com 26 máquinas eletrônicas e convencionais instaladas em linha de produção; um laboratório de modelagem e desenho técnico para atender simultaneamente 12 pessoas; um laboratório de modelagem computadorizada que inclui software de encaixa, risco e corte e uma ploter de última tecnologia para o setor que prestará serviços para as empresas que não possuem a tecnologia; um laboratório de informática com oito máquinas; uma sala de treinamento para 25 pessoas além dos laboratórios de apoio para passadoria e corte.
Com área total de 394,5 m2, o centro poderá atender até 500 pessoas/ano desde a simples operação em máquina industrial até a área de desenvolvimento e, estuda-se a possibilidade e transformá-lo em uma empresa-escola a partir do segundo semestre.
O CECOMS Fronteira atenderá uma demanda reprimida por mais de 30 anos do setor nesta região que, até então, as empresas formavam os profissionais internamente e o aperfeiçoamento e novas tecnologias precisavam recorrer a outros centros maiores.
O ato inaugural contará com a presença do prefeito de Santo Antonio do Sudoeste, lideranças públicas, dirigentes de entidades, empresários e representantes do GG do APL.