Amosc, CIS-Amosc e Cidema elegem novos dirigentes

As assembléias gerais ordinárias dos três principais organismos municipalistas da região – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente (CIDEMA) e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS/Amosc) – ocorrerão nesta terça-feira, dia 13 de janeiro, às 14 horas, no auditório da entidade em Chapecó.

As AGOs foram convocadas no dia 31 de dezembro de 2008 pelos presidentes da Amosc, prefeito de Sul Brasil, Delci Antonio Valentini, do CIS-Amosc, prefeito de Pinhalzinho, Anecleto Galon e do Cidema, prefeito de Caxambu do Sul, Gilberto Ari Tomasi, que encerram o mandato na mesma data.  A coordenação das assembléias será feita pelos prefeitos substitutos – Amosc – Jobert Peruzzo, atual prefeito de Sul Brasil; Cis-Amosc – Fabiano da Luz, atual prefeito de Pinhalzinho; Cidema – Vilmar Foppa, atual prefeito de Caxambu do Sul.

Na pauta está prevista a eleição da diretoria executiva e do conselho fiscal dos três organismos. Os prefeitos ainda apreciarão o relatório de atividades e balanço geral de 2008 e acompanharão a apresentação do plano de metas e orçamento para 2009.

AMOSC

Atualmente congrega os 20 municípios que formam a MICRORREGIÃO DO OESTE DE SC: Águas de Chapecó, Águas Frias, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Guatambu, Irati, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, São Carlos, Santiago do Sul, Serra Alta, Sul Brasil e União do Oeste.

CIDEMA

O Cidema surgiu em 1999 no bojo do projeto de desenvolvimento regional sustentável da microrregião Oeste de Santa Catarina, iniciado em 1996 com a criação do FDRI – Fórum de Desenvolvimento Regional Integrado. O Consórcio tem, entre seus objetivos, planejar, adotar e executar planos, programas e projetos destinados a promover e acelerar o desenvolvimento econômico, social e as medidas destinadas à recuperação, conservação e preservação do meio ambiente do território dos Municípios consorciados. Isso inclui desenvolver programas ou adotar medidas destinadas à recuperação e preservação das fontes de abastecimento de água, do tratamento e destinação do lixo.

CIS-AMOSC

Criado para assegurar o acesso da população regional a serviços especializados da moderna medicina, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Cis-Amosc) tornou-se a mais bem-sucedida iniciativa do gênero em todo o país.

A base territorial do CIS é formada por 49 municípios e, a população atendida, por 600 mil habitantes. A composição microrregional é a seguinte: 20 municípios da Amosc, seis da AMNoroeste, 14 da Amai e nove municípios da Amauc.

Fonte: MB Comunicação