Fórum da Mesomercosul recebe software do Projeto Indicadores

A presidente do Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, Marlene Andrade, coordenou reunião, nesta semana, no auditório da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) em Chapecó, com os membros do Conselho de Representantes da Porção Catarinense e técnicos dos municípios. O principal assunto da pauta foi a apresentação da versão final do software do projeto de indicadores e avaliações complementares, desenvolvido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
A Fecam elaborou um sistema de indicadores de desenvolvimento sustentável dos 131 municípios do Oeste catarinense, compreendidos na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul. Segundo o diretor executivo da Fecam, Celso Vedana, o sistema apresenta indicadores nas áreas econômica, social, segurança, finanças públicas, saúde, meio ambiente, habitação, cultura, turismo, além de outros fatores que alteram o desenvolvimento local e devem ser levados em consideração na elaboração das políticas públicas.
"A partir desses dados serão geradas ações em diversas esferas, pois será possível analisar como andam os municípios em cada setor, além de traçar comparativos e definir investimentos", explica Vedana.
Para a presidente do Fórum, Marlene Andrade, esses índices que o sistema tem capacidade de apresentar serão fundamentais para definição de objetivos e destinação de recursos. "Até então nos baseávamos em projetos que nem sempre condiziam com a realidade do local. Agora teremos dados reais e indiscutíveis", conclui.
O sistema de indicadores foi desenvolvido com base em dados oficiais dos governos federal, estadual e dos municípios. A Fecam venceu licitação pública junto ao Ministério da Integração Nacional para desenvolver o sistema de indicadores, um projeto pioneiro e que poderá ser utilizado por outras regiões da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul.
Fonte: MB Comunicação