Educação de tempo integral preocupa Secretarias de Educação da Região da AMOSC

A ampliação da educação em tempo integral traz consigo novas oportunidades de aprendizagens aos estudantes e alguns desafios

Na sexta-feira, 24 de fevereiro, o Colegiado de Secretários de Educação da AMOSC realizou a primeira reunião do ano, na sede da entidade. Diversos assuntos foram debatidos, como transporte escolar, o censo escolar, os recursos do FUNDEB, mas um dos principais temas debatidos foi o processo de ampliação da educação em tempo integral nas escolas. O desafio da gestão educacional é a estrutura física, ampliação das equipes e recursos financeiros para viabilizar a ampliação do tempo integral em uma proposta que se conecte com a perspectiva de educação integral, ou seja, de desenvolvimento pleno dos estudantes. De acordo com o Plano Nacional de Educação, a meta 06, preconiza que as redes de ensino ofertem a educação em tempo integral no mínimo 50% das escolas públicas e pelo menos 25% dos estudantes da educação básica. 

O colegiado de educação da AMOSC tem promovido vários debates para aprofundar o tema e para planejar ações conjuntas de ampliação do tempo integral na educação básica. Quanto aos Planos Municipais de Educação, ficou definido no colegiado, a realização de audiências públicas de avaliação dos Planos nos meses de março até início de abril, tendo em vista que estão indo para a reta final de sua execução.

Outra atividade que deverá ser retomada é o Projeto de Educação Fiscal e Financeira nas escolas. No planejamento para 2023 ainda, a realização de seminários de gestão da educação e implantação da avaliação formativa, a partir de critérios de avaliação. O colegiado pretende promover visitas técnicas e pedagógicas a experiências positivas em diversas entidades educacionais e participar da Feira do Livro de 2023 da UNOCHAPECÓ. 

Durante a reunião bimestral foi eleita a nova diretoria do Colegiado de Educação da AMOSC, ficando assim definida: Fabrício Fontana, Coordenador Geral (Secretário de Educação de Pinhalzinho); Idete Zuanazzi Munarini – Vive-coordenadora (Secretária de Educação de Paial); Ana Sczesny – Secretária Geral (Secretária de Educação de Arvoredo) e Amanda M. P. Pedra Hume – Primeira Secretária (Secretária de Educação de Nova Itaberaba)