AMOSC realiza Encontro com o Grupo de Trabalho da Educação Infantil

A retomada das aulas presenciais foi pauta de encontro regional com representantes da educação infantil da região de abrangência da AMOSC – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, nesta quarta (10), em Chapecó. Participaram coordenadores pedagógicos, diretores de Centros Municipais de Educação Infantil, além de secretários municipais de educação.
 
No debate a avaliação deste período de retorno presencial, onde os relatos apontam que, embora no início houvesse uma insegurança, dúvidas e receios, o retorno presencial foi muito significativo tanto para professores, bem como para às crianças. As famílias, na medida que às escolas iam transmitindo segurança de seguir os protocolos sanitários, sentiam o desejo de voltar a levar às crianças no ensino presencial.

História da Educação Infantil nos municípios da AMOSC – Esta proposta faz parte de um levantamento de dados da historicidade do atendimento da educação infantil nos municípios da AMOSC. É um resgate das memórias das crianças, professores e gestores que iniciaram o processo de atendimento da educação infantil até os dias atuais. Alguns municípios fizeram o relato daquilo que conseguiram pesquisar até o momento e apresentaram alguns dados significativos. Até março de 2022 ficou definido que todos os municípios farão o levantamento das memórias da educação infantil, bem como, a trajetória da infância nos municípios da associação que fará parte de uma produção regional.

Avaliação da Educação Infantil e implementação do Currículo: A Assessora em Educação da AMOSC, Locenir T. de Moura Selivan explanou que como este ano às crianças voltaram no presencial, em sua maioria, o processo de avaliação descritivo terá maior facilidade, pois os professores tiveram oportunidade de acompanhar melhor o desenvolvimento das aprendizagens das crianças. No Currículo da Educação Infantil Regional, tem previsto os descritores de avaliação integrados aos objetivos de aprendizagens e desenvolvimento das crianças de acordo com os Campos de Experiências, grupos etários e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Também foi debatida a formação continuada de professores e as perspectivas para 2022.