REUNIÃO DO COLEGIADO DE EDUCAÇÃO DA AMOSC

 O Colegiado de Secretários Municipais de Educação da AMOSC reuniu-se na tarde do dia 17 de junho na sede da instituição. Os temas debatidos foram: O projeto de lei sobre o Ensino Domiciliar que está tramitando em SC; Feira do Livro organizada pela UNOCHAPECÓ que estará ocorrendo de outubro a novembro deste ano, virtualmente; O novo FUNDEB, as principais regras alteradas e a representação do secretário de educação de São Carlos e Vice coordenador do colegiado de educação, Sadi Baron no Conselho Estadual do FUNDEB de Santa Catarina; CONAE 2022 que tem como tema central: Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira. Sobre as conferências foi organizado um grupo de trabalho para definir a organização e metodologia; Planos Municipais de educação, o acompanhamento e adequações necessárias, bem como inserção das metas, estratégias e ações do Plano de Ações Articuladas – PAR/SIMEC; Sistemas Municipais de Ensino e a Gestão Escolar; A importância da educação nutricional nas escolas e integração do trabalho das nutricionistas da alimentação escolar;
O coordenador do colegiado Fabrício Fontana, secretário de educação de Pinhalzinho destacou “que os temas debatidos são relevantes para a organização da educação regional. Ressaltou que as Leis dos Sistemas Municipais de Ensino devem ser atualizadas, pois a maioria delas foram criadas e aprovadas a partir de 1997 em diante, após LDB/1996, muitas outras normativas foram sendo aprovadas ao longo dos últimos anos, neste caso é necessário unificar, reorganizar e normatizar toda estruturação da educação dos municípios”.
O Colegiado de Secretários Municipais de Educação da AMOSC, tem uma trajetória desde 1997, é um órgão colegiado de decisões, com finalidade de analisar, orientar, promover o planejamento e a execução de ações no âmbito da Educação regional. As ações do colegiado visam o desenvolvimento de políticas educacionais voltadas à educação pública dos Municípios integrantes da AMOSC, constituindo-se em instância de integração dos gestores municipais de educação.