AMOSC realiza encontro virtual de socialização do Currículo do Ensino Fundamental de 1º a 9º ano

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) em parceria com Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) realizou na manhã de hoje, Encontro de socialização da trajetória de elaboração do Currículo Regional do Ensino Fundamental dos municípios de abrangência da associação.

O Encontro realizado foi virtual e contou com a participação do presidente da AMOSC, Glauber Burtet (Prefeito de Caxambu do Sul), professora Silvana Wildner (Vice-Reitora e pró-reitora de graduação da UNOCHAPECÓ), professora, Andrea Marocco (Pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação da UNOCHAPECÓ), professora Gabriela Gonçalves de Oliveira (Coordenadora Acadêmica da UFFS), professor Elcio Cechetti da UNOCHAPECÓ e Willian Simões da UFFS. Também participaram virtualmente do encontro, Secretários Municipais de Educação, professores, Equipes Pedagógicas, Conselheiros Municipais de Educação, professores do Ensino Superior e da Educação Básica que participaram do processo de formação continuada de professores e da elaboração do currículo.

Esta iniciativa já era um objetivo da educação regional desde 2009/2010 a partir da aprovação das Diretrizes Nacionais Curriculares da Educação Básica, onde as equipes ao longo dos últimos anos foram participando de estudos, discussões e formações a nível nacional, estadual e regional, e, foi construindo parcerias para elaboração de um documento que assegure aos professores da educação básica, bem como aos estudantes um currículo que contemple os princípios da educação brasileira, do Estado e ao mesmo tempo assegure as especificidade da região e o direito as aprendizagens essenciais. O trabalho efetivamente de elaboração do documento regional iniciou a partir da formação continuada de professores em 2017 e o grupo de estudos sobre avaliação da aprendizagem, no mesmo ano, a Base Nacional Comum Curricular foi aprovada tornando-se indispensável que os Sistemas de Ensino elaborassem seu próprio documento. Partindo da BNCC, Proposta Curricular de Santa Catarina e Currículo Base do Território Catarinense o currículo regional foi sendo elaborado a partir de muitas mãos que atuam na educação básica e no ensino superior da região. O documento é a terceira versão, o qual conta com os Marcos Legais e Concepção Educacional, Avaliação Formativa, Fontes Pedagógicas da Realidade, Áreas do Conhecimento e seus quadros de referência, Planejamento do Percurso Formativo, Projeto Político Pedagógico e reelaboração, integrando o currículo do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.