Mutirão de castração de animais é realizado em São Carlos

Aconteceu nesta quarta-feira (04) na parte da manhã, o mutirão de Castração de cães e gatos no pátio do Ginásio de Esportes Hélio dos Anjos Ortiz de São Carlos.

Conforme Karine Kiatkoski, que cuida da parte jurídica e administrativa do mutirão de castração destacou que o projeto atende mais de 80 cidades de Santa Catarina, com agenda lotada. “O projeto nasceu na cidade de Amparo – SP, há 23 anos, onde a Dra. Marina, que é proprietária do projeto, com esta iniciativa pensou em levar um centro cirúrgico móvel para as cidades para poder trabalhar com o manejo populacional de animais. O Brasil hoje, sofre com a superpopulação animal, tendo a segunda maior população de animais sem lar, com 35 milhões de animais. Pois um cachorrinho e uma cachorrinha, geram em 10 anos, 80 mil descendentes”. Segundo Karine, “não existem animais de rua; existem as ninhadas das nossas cadelas e gatas não castradas, tanto que a pessoa que pensa em tirar uma ninhada para ficar com um filhote está condenando o restante da ninhada, porque não existe lar para todos. A taxa de colocação dos animais de uma ninhada é muito pequena, tanto que a cada 10 animais nascidos, somente 01 consegue um bom lar, com vacina, vermífugo, castração, um local digno para eles sobreviver”, frisou Karine.

A Carreta Castramóvel é um projeto particular a preço social, que percorre todo o estado de Santa Catarina. “É o maior Castramóvel do Brasil e a Dra. Marina trabalha com vários municípios, normalmente ela ganha todas as licitações pois as prefeituras querem um preço acessível e com uma estrutura de primeiro mundo, que é o que a gente oferece aqui: um centro cirúrgico móvel, de 19 metros de comprimento, com anestesia inalatória, pós-operatório, são 05 veterinários, sendo 04 operando e um cuidando do pós-operatório. A castração de um centímetro de cirurgia é uma cirurgia moderna, pequena, onde o animalzinho se recuperará com mais rapidez, com menos dor, menos desconforto; pode-se fazer castração de filhotes ou castração pediátrica, um conceito que já existe há 30 anos no Brasil”, concluiu Karine.

A Voluntária Karin, da ONG Voluntários São Francisco de Assis falou desse desejo de trazer o projeto para São Carlos, “o que agora se tornou realidade. Agradecer a Janaina da ONG que se empenhou e conseguiu trazer pra cá este projeto. São muitos animais que, com a castração a gente consegue diminuir o abandono”, destacou.

Já Janaína Souza, da ONG Voluntários São Francisco de Assis falou do objetivo de diminuir a quantidade e a proliferação de animais, principalmente de cães e gatos errantes onde as pessoas, com a vinda deste projeto, tiveram condições de trazer seus animais para a castração. E com a ajuda da administração municipal e do Castramóvel, que acabou nos doando 15 castrações gratuitamente, aproveitamos e castramos animais de rua. Agradecemos a administração Rudi e Kelen pelo apoio. Foi um projeto muito interessante e como teve uma demanda bem expressiva, esperamos que em algum tempo possamos realizar mais uma etapa”, completou.