GPS rural é lançado no município de São Carlos

Aconteceu na manhã desta terça-feira (27) o lançamento do Programa GPS-Rural. O ato aconteceu no gabinete do Prefeito Municipal e contou com a presença do Prefeito Rudi Miguel Sander, Vice-prefeito e Secretário de Saúde Kelen Giongo, Secretários de Educação Sadi Baron, de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos Silvano Mayer, da Agricultura e Meio Ambiente José Cléo Kunst, do Departamento Municipal de Estradas de Rodagem Cleberson Royer, Comandante da Polícia Militas de São Carlos Sargento Marcos, Comandante do Corpo de Bombeiros de São Carlos Sargento Aguiar, representantes da Policia Civil, do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar Inácio Leifheit, representante dos moradores do interior do município, colaboradora da Secretaria de Agricultura Angela Stockmann, assessoria de imprensa da prefeitura, imprensa, e representante da empresa vencedora da licitação para implementação do sistema.

O Prefeito Rudi Miguel Sander falou da importância da instalação deste sistema, onde a união de esforços da Câmara de Vereadores, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente município e todos os órgãos tornou possível a realização e a implementação do GPS Rural. “É um instrumento de informação para os nossos órgãos oficiais, de uso oficial do município, seja ela: polícia civil, polícia militar, corpo de bombeiros, todas as pastas de secretarias, transporte escolar, entre tantos outros que poderão fazer uso do mesmo em prol da melhoria no atendimento da nossa população”, comentou.

O presidente da Câmara de Vereadores Ademir Antonio Damin também se reportou: “Estamos muito felizes hoje, porque também fizemos parte deste processo. Parabenizamos todos os envolvidos que hoje estão colhendo um fruto que vai beneficiar toda a comunidade São-carlense”.

Da mesma forma, o comandante do Corpo de Bombeiros de São Carlos Sargento Aguiar falou da importância deste instrumento: “pra nós, que atendemos as emergências este recurso contribuirá muito. Segundos salvam uma vida, então quanto mais rápido chegarmos ao local, maiores as chances de sobrevida da pessoa que está precisando deste atendimento”, completou.

O comandante da Polícia Militar de São Carlos e idealizador do projeto, Sargento Marcos falou da satisfação de fazer parte do projeto. “Após inúmeras reuniões realizadas nas comunidades explicando o funcionamento do GPS Rural, chegamos a este dia de lançamento do sistema em nosso município, que auxiliará em muito a agilidade no atendimento aos munícipes que necessitarem, concluiu.

José Cléo Kunst, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Carlos, salientou a importância da participação de todos que colaboraram para o GPS Rural se tornar realidade. Quando assumi a secretaria já tivemos uma reunião em Chapecó, onde nos foi explanado o funcionamento deste sistema, onde os Agricultores e usuários do município de Chapecó tiveram que comprar e pagar cada um a sua parte. Em São Carlos estamos colocando o sistema GRATUITAMENTE para toda a população. O município adquiriu através de processo licitatório onde a empresa vencedora fará a instalação”, disse Kunst.

Daniel Pozzer, proprietário da Empresa Pozzer Sistemas, explicou o processo de instalação do sistema que, segundo ele, é dividido basicamente em três etapas: “primeiro faremos o georreferenciamento das estradas (que é tornar uma estrada visível pelo GPS), que já está em andamento; o segundo passo é fazer o cadastramento de todos os agricultores do município, que será feita em parceria com a Secretaria de Agricultura, onde todos os agricultores terão um endereço físico de forma fácil e pratica, através de um ponto de localização; e a terceira etapa será o treinamento dos órgãos que utilizarão o projeto, que em São Carlos será Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Samu e SAER/FRON. Por fim, será confeccionada uma placa aos agricultores que desejarem. Lembrando que é um projeto gratuito para todos, apenas a placa terá um pequeno custo, porém, quem não quiser colocar placa em sua propriedade por algum motivo, não haverá problema; estará incluído da mesma forma no sistema do GPS Rural”, concluiu Pozzer.