Seminário de Bovinocultura de Leite trará quatro especialistas da atividade para Sul Brasil

A atividade em maior expansão regional norteará palestras em um dos maiores eventos já realizados pela Epagri em Sul Brasil. Está marcado para dia 29 de novembro, a partir das 9h, o Seminário Intermunicipal de Bovinocultura de Leite que terá explanação de quatro dos considerados maiores especialistas da atividade em Santa Catarina.

O evento é gratuito e aberto ao público, o público esperado são produtores de leite dos municípios de Sul Brasil, Modelo, Bom Jesus do Oeste, Serra Alta e Saltinho. Para a realização será utilizado o Centro de Convivência de Idosos/Multiuso, já o almoço será servido na Associação de Servidores Públicos – ASSUB. A Epagri conta com apoio do Governo Municipal para realização do seminário.

A abertura de palestras será 9h com o coordenador estadual do Programa Pecuária da Epagri, engenheiro agrônomo Carlos Mader Fernandes. O tema abordado será “Pecuária de Leite Sustentável e Rentável”. O teor da palestra deve dar um alerta aos participantes sobre a importância de conhecer o custo de produção da atividade.

Para às 11h está marcada a palestra com o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Dr. Airton Spies. O palestrante é um dos nomes mais influentes do setor agrícola no país e para o seminário de Sul Brasil abordará o tema “Perspectivas e Desafios para a Cadeia do Leite em Santa Catarina”.

O momento de abertura oficial do evento será às 12h, quando haverá explanação das autoridades. Na sequencia haverá deslocamento dos participantes para o almoço na ASSUB.

A retomada do seminário será às 13h30 com abordagem do coordenador de lácteos da Aurora da unidade de Pinhalzinho, médico veterinário Selvino Giesel. Neste espaço o assunto será “Qualidade do leite e impactos no rendimento para a indústria e remuneração para o produtor”.

De volta à Sul Brasil, o gerente da Estação Experimental da Epagri,  engenheiro agrônomo Humberto Bicca Neto, a partir das 14h30, trará seu conhecimento para o fechamento do seminário com uma pauta muito debatida: “Importância da sombra e água para os bovinos leiteiros”.

O extensionista rural da Epagri, em Sul Brasil, engenheiro agrônomo Dr. Gabriel Deobald, estende o convite. “Queremos que todas as famílias produtoras de leite dos municípios participantes venham para o seminário e aproveitem esse dia de muito conhecimento compartilhado”, convida.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas nos escritórios municipais dos municípios. Mais informações podem ser obtidas por meio do contato da Epagri de Sul Brasil, 49 3367-0030 ou no e-mail gabrieldeobald@epagri.sc.gov.br.