Semana da Paz nas escolas municipais e estadual de Nova Erechim

Nesta semana (08 à 11 de outubro) está ocorrendo, na EEB Rudolfo Luzina, um conjunto de atividades referente a semana da paz. O evento tem o intuito de promover a cultura da paz entre os estudantes. Dentre as atividades podemos destacar a palestra sobre HIV/AIDS, as rodas de conversa sobre a colonização de Nova Erechim, apresentação cultural indígena Kainkang e Guarani, debate sobre racismo, conversa sobre intolerância religiosa, mesa redonda sobre fluxos migratórios modernos, entre outros.

Na terça-feira (09 de outubro) estudantes e professores indígenas, da EIEF Fennó, apresentaram algumas danças tradicionais da etnia Kainkang e da etnia Guarani. Esta escola localiza-se na Terra Indígena Toldo Chimbangue, interior de Chapecó, próximo ao município de Paial. Os estudantes da escola indígena, além das disciplinas regulares, tem aula de Artes e Língua Kainkang e Guarani. Os professores fazem um trabalho constante com os estudantes com o objetivo de resgatar/manter as suas tradições. Neste sentido, os anciões da comunidade são convidados para participar do espaço formativo das crianças, repassando seus conhecimentos aos mais novos.

Como fruto deste trabalho, os estudantes se organizam para apresentações culturais de canto e dança. Tais apresentações geralmente são reproduzidas na semana cultural indígena, evento onde a escola recebe estudantes de outras escolas e universidades para conhecer a cultura indígena. No entanto, esporadicamente realizam apresentações externas quando convidados.

Em Nova Erechim, por conta da semana da paz, os professores e estudantes indígenas apresentaram suas danças para os estudantes da rede estadual e municipal de ensino, nos turnos matutino e vespertino. Além das danças de ambas as etnias, foi disponibilizado um momento de diálogo para que os estudantes pudessem fazer perguntas sobre a cultura Kainkang. Ao final, os estudantes puderam visualizar uma breve exposição de artesanato indígena.