Setembro Amarelo alerta para o combate ao suicídio

A Secretaria de Saúde de Jardinópolis tem realizado a campanha de conscientização do Setembro Amarelo. O mês é dedicado à reflexão sobre as formas de combater o suicídio. São alarmantes os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo mais de 800 mil pessoas tiram a vida todos os anos.

Ou seja, a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio. A cada três segundos, uma pessoa atenta contra a própria vida. A OMS revela que, entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a 2ª maior causa de mortes.

Com base nessas informações, o Sistema Único de Saúde (SUS) aborda o assunto como um problema de saúde pública. Conforme a psicóloga da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jardinópolis Maielica Staczak, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) está à disposição para ajudar e avaliar os casos mais delicados, procedendo com o encaminhamento necessário para um, eventual, tratamento.

Na linha de conscientização, a equipe do Nasf de Jardinópolis desenvolve um trabalho de conscientização com a entrega de material gráfico, contendo esclarecimentos sobre o assunto. “Vamos conversar com o público infantojuvenil, na escola, para falar mais desse tema e orientar nossos jovens para o melhor caminho”, salienta.

CVV

O Centro de Valorização da Vida é um recurso comunitário, gratuito e sigiloso. Tem por objetivo dar apoio emocional e orientação para quem esteja pensando em cometer suicídio. A ligação é gratuita e deve ser feita no número 188. Lembrando mais uma vez, é SIGILOSA.