Projeto Idoso Multiplicador realiza visitas

Neste mês de agosto, os idosos que participam do projeto Idoso Multiplicador iniciaram as visitas domiciliares a idosos que não participam das ações da política do idoso. O projeto iniciou em abril deste ano com cerca de 15 idosos que participaram de capacitações para auxiliar no desenvolvimento do projeto.

O projeto Idoso Multiplicador é inovador e visa capacitar idosos para multiplicação de informações e promover a convivência e o fortalecimento de vinculo entre as pessoas idosas do município. Durante as visitas os idosos multiplicadores promoverem momentos de integração, desenvolvimento de atividades e transmissão conhecimentos adquiridos durante a capacitação do projeto.

A senhora Alda Basso Gasparetto aprovou a visita do grupo “Eu achei muito bom, fiquei alegre em receber a visita e espero que venham mais vezes para conversar e passar umas horas” destaca. Para o senhor João Decesaro estas visitas serão positivas para ele. “Agente fica muito tempo em casa sempre trabalhando, com estas visitas nos distraímos e sempre aprendemos alguma coisa”, afirma.

A senhora Veronica Simionatto é uma das participantes do grupo de Idoso Multiplicador e afirma a importância desse projeto. “As pessoas ficam satisfeitas com a nossa visita e nos convidam para voltar para conversar mais, trocar ideias. Sempre levamos pensamentos positivos porque muitos desses idosos já não saem de casa por problemas de saúde e as vezes uma conversa diferente anima estas pessoas” ressalta.

As visitas são acompanhadas pela psicóloga Kátia Raquel Saugo, pela assistente social Daiane Scalcon e pela diretora do Departamento de Assistência Social, Maria Odélia de Lara que afira a receptividade dos idosos que estão sendo visitados. “As visitas são momento gratificantes pois somos bem recebidos por todos que dizem gostar da visita e nos solicitam para voltar outras vezes”, comenta Maria Odélia.

O projeto faz parte do Plano de Ações da Política Municipal do Idoso, que foi implantado no município neste ano, amparado pelo Departamento Municipal de Assistência Social e aprovado pelo Conselho Municipal do Idoso. Os recursos para realização do projeto são oriundos do Fundo Municipal do Idoso destinado à ações de atendimento aos idosos do município.