Alunos da escola municipal de Quilombo participam de Ação Educativa no Museu Formosa do Sul

Para as crianças, sair do espaço escolar é sempre uma oportunidade de conhecer coisas novas e viver uma aventura: mesmo que ela seja dentro de um museu. Assim, nos dias 6, 9 e 10 de agosto, os alunos da Escola Municipal Branca de Neve do município de Quilombo/SC participaram da Ação Educativa do Departamento de Cultura e do Museu Formosa do Sul. Por meio da ação, as crianças dos 1º, 2º e 3º anos puderam conhecer as exposições “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, “Ser…tão Formosa” e “Barquinho Amarelo”.  

A assessora cultural, Fabieli Cella, explica que a visita tem por objetivo mostrar às crianças como era a vida das gerações passadas e apresentá-los a antigos costumes, como a confecção de brinquedos.   “No Barquinho Amarelo são apresentados depoimentos de como as crianças faziam seus próprios brinquedos e brincavam ao ar livre, os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo fazem exatamente isso. Como o Sítio é uma série de livros, também quisemos resgatar a parte literária”, salienta.

Fabieli também comenta que visitar o museu serve para desmistificar o pensamento de que museus são lugares monótonos e desinteressantes para crianças. “A maioria dos alunos não conheciam um museu e pensavam que era um lugar que tinha peças velhas e servia só para olhar, agora eles já pensam diferente porque nós propomos coisas dinâmicas, além de deixar que eles falem e perguntem durante a visita”.

Professora do 2º ano, Beatriz Gomes de Oliveira relata que seus alunos ficaram muito ansiosos em conhecer o Museu e após a visita despertaram interesse em entender como viviam os mais velhos. “As crianças gostaram bastante da exposição que mostrava a história de Formosa. Através desse resgate histórico com certeza elas vão chegar em casa com mil perguntas e isso agrega muito conhecimento”, comenta a professora.

Além das exposições, as turmas também puderam visitar a praça municipal, conhecer a biblioteca, assistir aos filmes da Mostra de Cinema de Florianópolis, pular corda e aprender a pular elástico. Aluno do 2º ano, João Guilherme Dalcanale, empolgado após ganhar um chaveiro do barquinho amarelo, conta que sua parte preferida foi a exposição do Sítio, mas que gostou de toda a visita. “Eu gostei de tudo, gostei de ver o machado e a machadinha e vou tentar fazer meu próprio carrinho. Como a professora disse: temos que viver a experiência de subir em árvores e brincar como eles faziam antigamente”, diz o estudante, segurando firmemente a lembrança que ganhou do dia especial fora da escola. Ao todo, 258 alunos quilombenses participaram das ações.