Amosc realiza formação continuada dos professores da Educação Infantil da região

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) realizou durante a semana passada, na região que abrange a entidade, a conclusão de uma etapa de formação continuada de professores da Educação Infantil. O processo de formação iniciou no mês de fevereiro contando com as contribuições da professora Claudia Maria Cruz que é pedagoga, especialista em Pedagogia Escolar, e assessora em Política Pública em Educação.

Durante o processo de formação, Claudia abordou alguns conteúdos específicos da Educação Infantil, como as especificidades do trabalho com os bebês, integração, personalização, espaço potencial e objetos transicionais; contribuições das neurociências na primeira infância e implicações na prática pedagógica; o ato da observação e registro na educação infantil; a diversidade, a inclusão e o ato de brincar como princípio educativo e a reorganização da Diretriz Curricular da Educação Infantil a Base Nacional Comum Curricular, com aprofundamento sobre os campos de experiências, os direitos de aprendizagem e reformulação dos mapas de experiências de aprendizagem.

De acordo com a professora do município de Quilombo, Maria Izabel, foi uma formação muito produtiva. “Todos os professores puderam participar e contribuir na construção das diretrizes e mapas de experiências de aprendizagem, refletindo e olhando para nossa realidade. Temos consciência que ainda precisamos buscar, melhorar e estudar muito, pois o processo é continuo”, declarou.
Para o secretário de Educação de Nova Itaberaba, Odenir Petroli, a formação significou um marco. “Foi o maior diferencial para o município com relação à formação dos professores da Educação Infantil, é a transformação das práticas pedagógicas que garantem o direito ao conhecimento de cada criança”, frisou.

Já a orientadora pedagógica de Arvoredo, Dirce Cauduro, afirmou que a formação contribuiu muito. “Conhecemos nossas práticas do dia a dia, e ao mesmo tempo ela foi desafiadora, pois mudar algumas práticas enraizadas requer um poder de convencimento bem embasado e rupturas de alguns paradigmas, e este processo muito tem contribuído para a formação continuada de nossos professores. É através da formação que nossos professores conhecem, retomam e analisam o desenvolvimento de nossas crianças e reformulam conceitos já existentes valorizando, respeitando a infância por meio de suas experiências e vivências”, afirmou.

A diretora do Centro de Educação Infantil Cinderela, de Águas de Chapecó, Edineia Regina Mora, avaliou a formação de forma muito expressiva. “Nos permitiu dar novos significados a nossa prática. Adquirimos novos conhecimentos e trocamos experiências, onde o planejar começa a ter novo sentido, colocando a criança no centro das discussões. Desde 2015, com a elaboração da Diretriz Curricular da Educação Infantil, um novo olhar vem direcionando a prática docente e desta forma, olhar para a infância e trabalhar aquilo que de fato é importante e realizar a criança, nos faz voltar a ter brilho no olho”, avaliou.

Segundo o secretário de Educação de São Carlos e coordenador do Colegiado de Educação da Amosc, Sadi Baron, o processo de formação foi muito positivo. “De fato contribuiu com a formação de nossos professores principalmente na área do planejamento do cotidiano e na questão do currículo da Educação Infantil, principalmente a questão da linguagem, da brincadeira e da ação prática e social, especialmente por ser uma etapa importante na vida das crianças. A formação vem qualificar os profissionais e contribui para a qualidade da educação pública, tornando a escola mais humanizada, em um espaço de interação, com o qual passamos transformar a sociedade, deixá-la mais humana, ter a escola como espaço de construção social. A Amosc está de parabéns por tomar esta iniciativa, pensar nos nossos pequenos, que estão iniciando a vida social, através das nossas escolas da região”, concluiu.