Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realiza curso do programa Negócio Certo

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de São Carlos realizou na última sexta-feira (20) um curso do programa Negócio Certo em parceria com o SEBRAE. Segundo o Secretário da pasta José Cléo Kunst, é um curso de aperfeiçoamento em 05 etapas direcionado a jovens rurais do município. 18 jovens entre 16 e 35 anos se inscreveram, oque representa 10% de pessoas desta faixa etária do município. “Estou muito feliz em poder oportunizar este curso aos nossos agricultores de forma gratuita, através da nossa secretaria em parceria com o SEBRAE, para podermos manter os jovens no campo, na propriedade ajudando os pais a desenvolver a propriedade e melhorar a qualidade de vida das famílias”, concluiu Kunst.

O prefeito Rudi Miguel Sander também esteve presente e falou sobre o programa Negócio Certo. “É uma oportunidade aos nossos jovens que tem a intenção de permanecer na agricultura, dar esta seqüência na sucessão familiar, para que sejam excelentes naquilo que estão fazendo. Então estes jovens que se inscreveram e estão participando deste encontro, sairão daqui com a consciência do que terá que ser feito na atividade da agricultura com a devida assistência que o programa também dá, para que nosso agricultor trabalhe com excelência na atividade agrícola”, finalizou o prefeito.

A jovem Paola Monego falou da importância de estar participando deste curso, “para dar seqüência ao que os pais construíram durante longos anos”, completou. Já o jovem Rafael Herbert também falou sobre o programa, dizendo da necessidade de se especializar para não colocar em risco a propriedade e tudo que foi construído até então. Também agradeceu a Secretaria de Agricultura por disponibilizar estes cursos aos agricultores.

A Educadora do SEBRAE Ivania Begnini Zingler, que ministrou o treinamento, ressaltou que o Negócio Certo é um programa de empreendedorismo com 05 encontros, “onde os jovens farão um plano de negócios para ver oque é viável dentro de alguma idéia que eles já têm, ou a melhoria daquilo que eles já realizam, e após o terceiro encontro será feita uma consultoria coletiva onde avaliaremos e discutiremos o plano de negócios. Após o quinto encontro faremos a consultoria nas propriedades para visualizar, discutir e ver a gestão de números e tudo que eles estão fazendo de melhorias e com isso fazer um planejamento junto com a família”, concluiu Ivania.