Auriculoterapia é utilizada no tratamento de saúde

Neste mês de junho a Secretaria Municipal de Saúde iniciou tratamentos com a auriculoterapia. A técnica surgiu no município através das práticas integrativas complementares oferecidas pelo Ministério da Saúde.  O objetivo é de promover o equilíbrio das disfunções do organismo baseado no pavilhão auricular e é utilizada como complemento em diversos tratamentos.

A auriculoterapia é uma técnica baseada na medicina tradicional chinesa que trata de disfunções físicas, psíquicas e emocionais por meio de estímulos em pontos específicos da orelha. Estes pontos, quando estimulados, refletem em mudanças fisiopatologicas de todo o organismo. Alguns pontos utilizados, por exemplo, são: cervical, torácica, lombar, ciático, relaxamento muscular, ansiedade entre outros.

Em Formosa do Sul a técnica está sendo aplicada pela psicóloga Kátia Raquel Saugo e pela fisioterapeuta Carine Eberle Cella. As profissionais realizaram o curso oferecido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina – USFC. De acordo com Kátia, após o curso a técnica foi aplicada aos profissionais da saúde do município. “Aplicamos a técnica em nossos colegas como projeto piloto e a partir desse ano ela passou a ser integrada aos grupos de atenção básica”, afirma a psicóloga.

No momento a Auriculoterapia está sendo aplicada ao grupo de Coluna, que potencializa o tratamento de dores na coluna. A munícipe Ivani Decesaro já fez três sessões e afirma perceber resultados. “A dor diminuiu uns trinta por cento, é uma forma diferente de melhorar os tratamentos que já estamos fazendo”. Nirte Welter participa do grupo Coluna em Movimento há três anos e aprova a nova atividade. “Achei interessante essa técnica, já fiz três sessões e me sinto muito bem com isso. Espero que continuem trazendo estas novidades para o bem da nossa saúde”, destaca. A partir do mês de julho, a Auriculoterapia será aplicado no grupo de Emagrecimento Saudável e demais grupos.

Texto e fotos (em anexo): Jornalista Ana Cláudia Tasca.