Assistência Social é foco de debates em Seminário Estadual realizado em Chapecó

Mais de 650 trabalhadores e gestores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS estão reunidos, em Chapecó, no 9º Seminário Estadual de Assistência Social, promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – AMOSC e pelas Associações de Municípios. O evento começou nesta segunda-feira, 25, e segue até quarta-feira, 27.

A vice-presidente da FECAM, Sisi Blind, prefeita de São Cristóvão do Sul, a presidente da Escola de Gestão Pública Municipal –  EGEM, Milena Andersen Lopes Becher, prefeita de Vargem, e o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, recepcionaram as autoridades e deram por aberto oficialmente o Seminário. Sisi Blind, destacou a importância das responsabilidades dos entes federados e a urgência de garantir o cofinanciamento. 

Na abertura, uma análise da conjuntura do Sistema Único de Assistência Social feita pela assessora técnica do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social, Jucimeri Isolda Silveira, e a presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Piauí, Solange Maria Teixeira.

A vigilância socioassistencial na Política de Assistência Social foi o tema da segunda mesa-redonda da tarde, que contou com a apresentação das experiências dos municípios de Lages, Jaraguá do Sul e Joinville.

Nos próximos dias o Seminário abordará temas como o Trabalho com Famílias na Proteção Social Básica e Especial; Controle Social e a participação dos usuários; competências dos entes federados e a regionalização dos serviços socioassistenciais de Média e Alta Complexidade, gestão do SUAS, Planos Municipais de Educação Permanente e o SUAS e a relação com o Sistema Judiciário.