Museu Formosa do Sul abre nova exposição

O Museu Formosa do Sul abrirá uma nova exposição na manhã desta quinta-feira (21).  A exposição chamada “O barquinho Amarelo: Salvaguarda e socialização da cultura da infância no oeste catarinense” trata da cultura da infância resgatando brinquedos e brincadeiras. A abertura oficial está prevista para as 09:00 hs.

A exposiçãoé resultado de uma iniciativa do Museu Histórico de Pinhalzinho através do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, que realizou pesquisa, registro e socialização das brincadeiras, brinquedos e cantigas de roda praticadas, especialmente, pelas gerações passadas. Outra iniciativa foi contextualizar a origem e os principais escritores da literatura infantil brasileira.

De acordo com a assessora cultural, Fabieli Cella, junto com a exposição do Museu, o Departamento de Cultura desenvolveu uma exposição de apoio na Casa da Cultura, baseada na obra Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. A exposição conta com 21 painéis que retratam a história dos principais personagens desta obra que marcou a infância de milhares de crianças.

“A obra de Lobato conta com 23 livros e, por meio deles, o escritor busca transmitir às crianças os valores morais, conhecimentos sobre nosso país, nossas tradições, e as ilustrações utilizadas foram criadas especialmente para esta ação pelo estudante de Design Gabriel Henrique Widmer, que as fez sem fins lucrativos. Fica aqui os nossos mais sinceros agradecimentos”, destaca Fabieli.

A exposição “O Barquinho Amarelo” ficará no Museu até agosto de 2018. O atendimento no Museu é realizado ás segundas, quartas, quintas e sextas-feiras no horário das 7h30min às 11h30min e das  13h às 17h. Mais informações e agendamento de visitas podem ser realizados pelo fone (49) 3343-0002.