Governo de Sul Brasil e Epagri estimulam agricultores para construção de cisternas

O crescimento da pecuária em Sul Brasil vem gerando uma preocupação de sustentabilidade. Na mais recente estiagem houve abastecimento de água com caminhão-pipa em 44 propriedades rurais. A construção de cisterna é a solução para o problema e por isso Governo Municipal e Epagri mobilizam agricultores para efetuarem o investimento que possui acesso facilitado.

O agente administrativo da Epagri, Roberto Bugalho, explica que a cisterna é uma alternativa de sustentabilidade. “O Governo do Estado de Santa Catarina possui uma política de financiamento, para a construção de cisterna, a juro zero e com pagamento para oito anos. Os interessados em conhecer mais sobre o assunto devem comparecer no escritório da Epagri para obter mais informações”, comenta.

Foram construídas recentemente sete cisternas em Sul Brasil, como explica o prefeito Éder Marmitt. “Pelo menos sete investimentos de armazenamento de água foram feitos recentemente em nosso município. Está cada vez mais necessário que haja em todas as propriedades a construção de cisternas, pois o consumo está aumentando em grande quantidade e as fontes estão cada vez com menos vazamento. O governo municipal tem um incentivo que oferece totalmente subsidiado todo o trabalho de máquinas pesadas para construção destes reservatórios e por isso reforçamos que há meios acessíveis para esse investimento e que ele garantirá o recurso essencial para a produção animal, que é a água”, destaca.