Casa da memória abre exposição “Sankas City Hiper-Real”

Na última terça-feira (08), foi aberta na Casa da Memória de São Carlos uma nova exposição artística. Trata-se de “Sankas City Hiper-Real”, de Elói Busi, popular Mico. Ele é natural de Porto Alegre – RS, trabalha atualmente como tatuador, e desenha desde criança. O gosto por desenhar rostos e a vontade de cada vez mais buscar desafios e aprimorar sua arte fez com que ele encontrasse a técnica conhecida como Hiper-Realismo, sendo até o momento o único artista da região que se dedica a esse estilo de desenho.

O aprimoramento da técnica veio através de um curso feito em 2016 com o paulista Charles Laveso na cidade de Lages (SC), artista esse que até hoje é uma grande inspiração para os trabalhos de Mico.

O Hiper-Realismo surgiu como corrente artística no final da década de 1960 nos Estados Unidos. Como o nome diz, suas imagens são “hiper-reais”, quase como fotografias, porém ao invés do uso de máquinas fotográficas, usa-se o desenho. Mico, por exemplo, utiliza lápis HB, 6B, 4B, H, esfuminho, além de borrachas 2 milímetros, muito finas, para a construção de suas imagens.

Como corrente artística, o Hiper-Realismo representa desde ícones do cinema e da música, quanto imagens banais do cotidiano, dando a elas um viés poético. Esses elementos podem ser encontrados na exposição “Sankas City Hiper-Real”.

Conforme Mico, o gosto por desafios e a vontade de cada vez mais refinar sua arte são as grandes inspirações para realizar seus trabalhos.

Uma parte da sua obra, constituída por nove belíssimas telas em preto e branco, podem ser vistas no museu, situado na Rua do Comércio, nº 195, no centro de São Carlos. As telas ficarão expostas até oito de julho de 2018. Os horários de visitação são de segunda a sexta-feira das 7h30m às 12h e das 13h30m às 18h30m e nos sábados das 12h às 18h.