NSC TV grava especial para a copa do mundo em São Carlos

Entre os dias 24 e 25 de abril, profissionais da NSC TV, afiliada da Rede Globo no Estado de Santa Catarina, estiveram em São Carlos para realizar algumas gravações. Movida pelo fato de a Copa do Mundo 2018 ser realizada na Rússia, a equipe televisiva capitaneada pelo repórter Pedro Rocha veio até São Carlos para saber um pouco mais sobre os descendentes teuto-russos que aqui residem.

No primeiro dia de gravações a equipe esteve na Casa da Memória de São Carlos, reunida com imigrantes e descendentes de imigrantes teuto-russos, onde conversou sobre sua trajetória histórica. Dentre as questões abordadas, destaque para o modo de vida e como esse povo, que havia emigrado da Alemanha para a Rússia na segunda metade do século 18, veio para o Brasil, mais especificamente para as comunidades de Centro, Alto e Baixo Aguinhas, no interior do Município. Além da Casa da Memória, a equipe esteve na Igreja Matriz São Carlos Borromeu onde filmou o Coral Porto dos Cantadores que encantou ao entoar “Am Brunnen vor dem Tore”, uma canção que se transformou numa espécie de hino do povo teuto-russo que emigrou para o Brasil no final da década de 1920.

No segundo dia de gravações a equipe rumou para a Comunidade de Centro Aguinhas. A primeira gravação ocorreu na casa da Sra. Rosa Schlee, única imigrante viva que domina a técnica artesanal do Filé Teuto-Russo. Dona Rosa foi filmada ensinando às artesãs Ivete Heinen e Marlene Feltes, da ASESC, as quais estão se dedicando para dar prosseguimento a esse belo patrimônio cultural deixado como herança pelo povo teuto-russo. Logo após, a equipe partiu para a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na mesma comunidade. Segundo o historiador da Casa da Memória, Alecssandro Scalcon, essa gruta é um dos principais referenciais materiais da imigração teuto-russa para o nosso Estado e para o Brasil, já que foi construída como forma de agradecimento pela trajetória desse povo. As gravações se encerraram com um momento de muita descontração, onde mulheres descendentes de teuto-russos, lideradas pelas senhoras Ida Schäfer e Vilma Werlang, produziram pratos típicos da culinária teuto-russa. Até o repórter Pedro Rocha colocou a mão na massa e ao final, depois das orações conduzidas pelo Sr. Antonio Schleicher, todos partilharam do banquete.

Para Scalcon, foram dois dias inesquecíveis junto aos descendentes de teuto-russos do município de São Carlos. “Esse povo, com sua história, cultura e modo de vida, é parte fundamental da história do nosso município e, como tal, elemento indispensável na formação da identidade são-carlense. O gesto da NSC TV vem por confirmar algo que a Casa da Memória já vem fazendo há um bom tempo em nosso município que é respeitar e valorizar a trajetória histórico-cultural desse povo”, concluiu Scalcon.

O programa vai ao ar, pela NSC TV, no dia 09 de junho, às 14hs, logo após o Jornal Hoje.