PUFV realiza a primeira assessoria as 10 escolas de São Carlos

Nos dias 12, 13 e 20 de abril a Assessora Lisete Kaufmann da UCEFF Faculdades de Itapiranga realizou a primeira assessoria aos projetos que as escolas desenvolveram dentro da educação cooperativa. No total são 37 projetos que atendem 1.003 alunos de todas as escolas da Rede Municipal de São Carlos.

Conforme a coordenadora do Projeto A União Faz a Vida – PUFV Janete Maria Sander Giongo, foram feitas visitas a todas as escolas onde em um determinado momento todos os professores expuseram os projetos já está planejado até o momento. O próximo passo neste momento é finalizar os projetos, sempre baseado no currículo da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. “Estes projetos tambem terão um custo. Então os professores concluíram a parte pedagógica e agora farão o orçamento de cada projeto. Esses projetos serão apresentados no dia 10 de maio ao Comitê Gestor Municipal do PUFV para aprovação. A parte financeira é uma parceria da Prefeitura Municipal de São Carlos e a Fundação SICREDI que neste ano estarão repassando aproximadamente 72 mil reais em recursos para auxiliar os 1003 alunos nestes projetos que foram elaborados com os professores e a Assessoria da UCEFF”, concluiu Janete.

Ela lembra as pessoas que declararam Imposto de Renda e fizeram a doação ao programa A União Faz a Vida, que este valor certamente será liberado no primeiro lote, possivelmente em setembro, e quando estes recursos forem liberados novamente será convocado o comitê Gestor para destinar os recursos. “Desde já queremos agradecer as pessoas que já fizeram sua contribuição ao PUFV e dizer que as escolas estão abertas para visitar e conhecer o que foi feito com o dinheiro doado, e tambem pode ser acompanhado o andamento dos projetos em nossas 10 escolas pelas redes sociais”, finalizou Janete.

A Secretaria de Educação parabeniza os professores e equipes gestoras pelo envolvimento nos projetos, já que o público alvo são os alunos, visando sua aprendizagem.

A Assessora Lisete Kaufmann da UCEFF Faculdades de Itapiranga ressaltou que as assessorias realizadas nas escolas de São Carlos foram muito produtivas e demonstraram que os projetos vêm sendo pensados com muita seriedade e responsabilidade. O trabalho do assessor é oferecer subsídios pedagógicos, ou seja, olhar o projeto, propor, sugerir. É um trabalho de parceria entre professor e assessor que visa, a partir dos projetos, atingir o objetivo do PUFV que é construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação cooperativa contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes. “No momento da assessoria criamos laços de amizade, confiança e profissionalismo. Obrigada aos professores, gestores e coordenação do programa pela receptividade e confiança demonstrados”, finalizou Lisete.