Projeto busca incentivar leitura em locais públicos

Na manhã de terça e tarde de quinta-feira (7), foi iniciado um projeto literário de incentivo à leitura em locais públicos de Jardinópolis, objetivando momentos de aprendizado e contato com a literatura infantil. A iniciativa buscou disponibilizar uma caixa com livros para a leitura, enquanto o cidadão aguarda para ser atendido. 

Os dois primeiros locais contemplados com a ação foram: Prefeitura Municipal e Unidade Básica de Saúde (UBS). Escolhidos estrategicamente pelo alto fluxo e rotatividade de pessoas. Na Sede Administrativa, o prefeito Dorildo Pegorini recebeu os alunos do Pré-escolar, acompanhados de uma equipe de professoras. Na UBS, a recepção aconteceu pelo secretário de saúde Mauro Risso.

Esta iniciativa integra o projeto pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), para a Educação Infantil. A coordenadora local é a professora Isabete Nadaleti e, a formadora, a professora Rocicleia Zuchinali. Acompanharam o lançamento do projeto, nos locais públicos as professoras Catia Angonese, Margarete Frizon e Tânia Restelatto.

Conforme esses profissionais da educação, o projeto tem por propósito estimular o hábito de leitura, tanto para crianças como adultos, ampliando o conhecimento e o vocabulário. Com relação à dinâmica pedagógica, a busca por valorizar mais o livro é uma forma de se desprender, parcialmente, dos meios tecnológicos (celular, televisão, tablete…) e de alguns programas ou aplicativos inúteis para o conhecimento intelectual e cultural, especialmente, do  público infantil.

Crédito do texto: Jornalista Idiomar Tessaro.