Áreas das políticas públicas da região da AMOSC participam de seminário regional sobre intersetorialidade na busca ativa escolar

Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina através das áreas das políticas públicas (educação, assistência social, saúde e conselhos) participaram no dia 07 de novembro do Seminário sobre Busca Ativa Escolar em parceria com Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude/CIJ-MPSC, Gerência de Educação de Chapecó, Universidade comunitária da região de Chapeco (UNOCHAPECO) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Um dos palestrante deste seminário foi o Dr. João Luiz Carvalho Botega, Promotor e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ-MPSC) que abordou sobre o Diagnóstico da Infrequência escolar da região, Fluxo do APOIA e Planos Municipais de Educação.

Também esteve presente o Dr. Ítalo Dutra, Chefe da Área de Educação do UNICEF que abordou sobre a Busca Ativa Escolar. “A busca ativa escolar trata-se de uma estratégia de mobilização social em prol do bem comum que pode (e deve) contar com a participação de todos – e que é especialmente útil no cenário da educação. A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estão fora da escola ou em risco de evasão”.

Participaram deste seminário coordenadores pedagógicos, equipes das secretarias de educação, diretores de escolas municipais e estaduais, assistentes sociais, conselheiros de direito e tutelares, secretários de educação e assistência social, promotores, acadêmicos e membros do ensino superior da região.

Este seminário contempla ações do Núcleo Intersetorial de suporte ao APOIA (NISA) da região da AMOSC que tem como objetivo integrar as áreas das políticas públicas, o MPSC, instituições de ensino superior e outros órgãos afim de apoiar na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar.