CIDEMA recebe agricultores e servidores públicos municipais de São Miguel do Oeste-SC para conhecer o modelo de mercado público e propriedades rurais

No dia 08/09/2017, o Consórcio Intermunicipal do Desenvolvimento Econômico Social e do Meio Ambiente – CIDEMA recebeu a visita de uma comitiva vinda do Município de São Miguel do Oeste-SC. O grupo de pessoas contava com oito agricultores, oriundos da agricultura familiar, um engenheiro agrônomo vinculado a secretaria municipal de agricultura e o diretor da Secretaria de Agricultura de São Miguel do Oeste Nédio Jeziorski. O objetivo principal da visita foi conhecer o sistema produtivo de pequenas propriedades e formas de comercialização, tendo como foco principal, produtos de origem vegetal.

A atividade teve seu início no período da manhã, coordenado pelo Diretor Executivo do CIDEMA Morciel Araújo Faraum e o Médico Veterinário Alan Dinis Michels, o grupo conheceu a estrutura física e os trabalhos executados no Mercado Público Regional de Chapecó. O grupo visitou os boxes de comercialização do Mercado Público, podendo conhecer os produtos ali expostos para venda e também tiveram a oportunidade de trocar informações sobre a sistemática das atividades realizadas no Mercado Público Regional. Posteriormente, a comitiva se deslocou para conhecer as instalações da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – AMOSC, local onde também funciona o consórcio intermunicipal CIDEMA. Ainda no período da manhã, a comitiva deslocou-se para Guatambu, município consorciado ao CIDEMA, onde foram recepcionados pelo Prefeito Municipal Luiz Clóvis Dal Piva e o Secretário Municipal de Agricultura Ivanir Pedro Schimdt.

No período da tarde, o grupo visitou quatro propriedades rurais localizadas no interior do Município de Guatambu, onde tiveram a oportunidade de conhecer o potencial produtivo das pequenas propriedades da região.

Além dos métodos de plantio e cultivo, tiveram a oportunidade de conhecer e trocar informações sobre o modelo organizacional de cooperação entre os produtores para viabilizar a atividade e como consequência a permanência do pequeno agricultor no meio rural com qualidade de vida e retorno econômico. Foram visitadas propriedades de diferentes atividades, como produção de açúcar, hortaliças, legumes e verduras.