A parceria entre Epagri e Secretaria de Agricultura de Sul Brasil possibilitou um curso gratuito sobre o cultivo de orquídeas, para fins comerciais ou de lazer. O conteúdo foi repassado por membros da Associação Orquidófila de Chapecó e contemplou a participação de 39 sulbrasilenses no evento realizado nesta terça-feira, 12, na ASSUB, em Sul Brasil.
O idealizador do curso para o município, responsável pelo escritório da Epagri, Roberto Bugalho, destaca o aprendizado. “Pela parte da manhã foi oferecido a parte mais teórica em forma de diálogo e depois tivemos a prática. A classificação e nomenclatura, o clima e o substrato, luminosidade, irrigação e adubação, fixação em potes, plantio e propagação foram temas centrais do curso e, pra resumir, os participantes descobriram que cultivar orquídeas é um ato de amor e de vários pequenos cuidados”, destacou.
Roberto registra seu agradecimento. “Primeiro quero agradecer ao prefeito Éder Marmitt que prontamente foi apoiador da realização do evento, ao secretário de Agricultura, Vantoir Debiasi, à primeira dama Eliane Marmitt que ajudou organizar o evento, à ASSUB por ceder o espaço, e de uma maneira muito especial agradeço à Associação Orquidófila por fazer esse trabalho bonito e voluntário. E de uma maneira mais especial ainda, aos 39 participantes, nossa gratidão, pois foi por causa deles que o curso ter razão em acontecer e esperamos repetir este curso”, finaliza o responsável pela Epagri em Sul Brasil.