Na tarde desta quarta-feira, 23 de agosto, a Farmacêutica responsável pela Farmácia do Posto de Saúde de Arvoredo, Aline Picolli, reuniu no Auditório Municipal, os pacientes que utilizam medicamentos de alto custo e uso contínuo ou seja, Medicamentos do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica, CEAF.
Aline diz que após a orientação do médico sobre a necessidade do uso da medicação, o paciente busca apoio no Centro de Saúde do município onde o processo com toda a documentação e exames, que são feitos através do município, é encaminhado a ADR de Chapecó e em seguida enviado a Diretoria de Assistência Farmacêutica em Florianópolis, onde é aprovado ou não o pedido da medicação sem custo para o paciente, vindo da Esfera Federal através do Ministério da Saúde. “Recebemos a medicação mensalmente e a cada três meses os pacientes precisam fazer a renovação para não perder o benefício”, conta Aline.
Na reunião, a farmacêutica explicou os trâmites para o recebimento, análise, aval do médico e todo o processo realizado pela Unidade Básica de Saúde de Arvoredo, além dos vários exames que o município oferece. Aline lembra ainda que os medicamentos que a União não disponibiliza, o município oferece. Em Arvoredo, são cerca de 60 pacientes beneficiados e mais 10 processos encaminhados em busca da medicação.