Iniciou nesta quarta-feira, os encontros coletivos do Grupo de Apoio a Pacientes que irão fazer cirurgia bariátrica. O objetivo é um acompanhamento multidisciplinar, individual e em grupo, com Fisioterapeuta, Psicóloga, Nutricionista e Médica.
De Arvoredo, são três pacientes que estão realizando o tratamento para mais tarde fazer a cirurgia, todos precisam emagrecer a atingir os 80 quilos antes do procedimento, por isso da importância do acompanhamento das profissionais da saúde.
A Nutricionista trabalha a alimentação, antes do procedimento, durante a recuperação e depois, para manter o resultado. A Psicóloga trata os fatores emocionais que interferem na obesidade e estratégias comportamentais que favorecem o emagrecimento. Já a Fisioterapeuta, trabalha a orientação das práticas de atividades físicas e monitoramento dos níveis de gordura, além dos exercícios cardiorrespiratórios pré e pós operatório.
No primeiro encontro, além da abertura oficial realizada pelo gerente de Saúde, Airton Cauduro, ocorreu também uma palestra com a médica e uma paciente que já passou pelo procedimento.