9ª Conferência de Assistência Social discute “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”

O tema proposto para a 9ª Conferência de Assistência Social de Sul Brasil foi debatido com a população na tarde desta quarta-feira, 5, no Centro de Convivência de Idosos. Na ocasião os participantes aprofundaram o conhecimento sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e as ações aplicadas por meio dele no município, debateram as demandas e elaboraram as propostas para o avanço do setor no município, estado e país.
Um resumo dos trabalhos desenvolvidos pela equipe da Secretaria de Assistência Social foi apresentado no início da conferência, pela diretora do CRAS, Simone Rottava Ferrari. Na sequência o prefeito Éder Marmitt, falou da importância da comunidade participar e definir o rumo das ações. “Fico contente com cada pessoa que está aqui com propósito de colaborar com a condução da assistência social em nosso município, onde neste momento conhece mais sobre o assunto ao mesmo tempo que aponta novas propostas”, abrevia.
As conferencistas Tania Mara Minetto e Daniele Balestro, especialistas na área, guiaram o trabalho, pontuando a preocupação pública e da sociedade em relação à assistência social. “Todo brasileiro tem direito a ser assistido pela assistência social, mas também tem deveres e, portanto, cada um precisa cumprir sua parte. Esse momento de conferência é a oportunidade de governo e população discutirem o melhor caminho para essa área fundamental para uma sociedade mais igualitária e justa”, afirmaram.
Para concluir o evento, foram apresentadas as ideias para os eixos propostos. O relatório será incluso para debate na Conferência Estadual de Assistência Social, que ocorre em Florianópolis no mês de outubro.