Reunião de secretários de saúde do CIS-AMOSC

Aos 21 dias de junho de 2017 nas dependências da AMOSC, reuniram-se os Secretários de Saúde dos 51 municípios consorciados ao CIS-AMOSC, para discutir alguns assuntos de interesse desta pasta. A reunião foi conduzida pelo Presidente do Consórcio e integrantes da Comissão do CIS-AMOSC.

Houve a apresentação da Clínica Cristalink tendo como matriz a cidade de Catanduva – SP e filial em Foz do Iguacú – PR, já credenciada junto ao CIS-AMOSC para realizar serviços de oftalmologia incluindo as cirurgias de catarata, a colaboradora Cristiane apresentou a clínica e o trabalho realizado em Foz do Iguaçú e a grande satisfação dos pacientes, após foi sanado dúvidas dos secretários de como funcionaria o atendimento. Cristiane então colocou que o mutirão de catarata pelo CIS-AMOSC, será realizado na Fundação Médico Assistencial ao Trabalhador Rural de São Lourenço do Oeste em data a ser marcada.

Alexandre Coordenador da CIR também esteve presente, tendo interesse no mutirão de Catarata e as cirurgias eletivas.

Em seguida foi apresentado pelo Colaborador Wendell a empresa Centro de Adaptação de Prótese Ocular, dando exemplos de como seria a confecção da prótese e o custo, com o objetivo de melhorar a auto estima, aceitação pessoal e social do indivíduo. Os secretários decidiram que estaria credenciando o serviço através do CIS-AMOSC.

Na questão das cirurgias eletivas foi decidido criar novo edital com duas faixas de valores para complementação da AIH ELETIVA ou AIH SISREG, um para cirurgia de pequeno porte e outro para médio e grande porte, sendo que já havia sido decidido em reunião da CIR essa proposta foi levantada pelos secretários de Saúde pela baixa procura de prestadores para realização das cirurgias eletivas, na tentativa de buscar hospitais e clínicas para estar realizando o serviço, ficando a cargo do CIS-AMOSC criar o Edital e aprovar em Assembleia de Prefeitos.

O próximo assunto foi colocado pelos secretários a questão das tomografias (TC), que em última Assembleia de Prefeitos foi aprovado baixar os valores para tabela SUS, mas, segundo os secretários isto está dificultando o agendamento, trazendo despesas de deslocamento e onerando os municípios e pacientes, a pedido dos gestores será levado para a análise dos Prefeitos para nova aprovação de valores.

Em relação ao tratamento esclerosante não estético de varizes dos membros inferiores não será mais por terapia e sim como tratamento tendo um valor único para cada membro, foi colocado em aprovação e aceito por todos.

As eletroneuromiografias por consenso será liberado, mas a clínica deverá nos encaminhar uma declaração de inexistência de fatos impeditivos para a realização dos exames.

Em deliberação de uma reunião de Secretários ficou a cargo do CIS-AMOSC, apresentar orçamento para o exame de Cintilografias, a Diretora Executiva Graziéla Tessaro apresentou então a tabela com comparativos de valores, segundo os gestores poderíamos então entrar em contato com a clínica Kosma para negociação de valores e posteriormente criar um novo edital para aprovação do novo serviço.

Falou-se também do pregão de medicamentos 2017/01 com vigência de agosto de 2017 até 30 de abril de 2018, houve adesão de 31 municípios, a tabela de itens continuará a mesma do pregão anterior e partir deste foi aprovado que municípios inadimplentes será bloqueado o sistema de compras coletivas até o pagamento da dívida com o fornecedor.

Como assuntos gerais pensou-se em criar uma agenda unificada da região oeste de atendimento para o litoral do Estado, viabilizando uma economia de transporte e diárias e que será discutida em reunião da CIR. Foi também colocado alguns lembretes, como o cuidado na autorização de guias o bloqueio do sistema para quem deixar de retirar duas ou mais produções junto ao Consórcio. Sendo o tinha para este dia o Presidente do Consórcio Prefeito de Nova Itaberaba Marciano Mauro Pagliarini encerrou a reunião, explanando que foi bem produtivo participar da reunião dos Secretários de Saúde.