Presidente da AMOSC assina Acordo de Cooperação Técnica com a UFFS para Formação Continuada de Professores

Durante a assembleia de Prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste de SC (AMOSC), do último dia 07 de junho, a Presidente Janete Paravisi Bianchini, assinou o Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para execução da formação continuada dos professores da rede municipal de educação básica dos municípios da associação. Representou a universidade neste ato o Pró-Reitor de Extensão e Cultura professor Emerson Neves da Silva.

Segundo a Assessora em Educação da associação, Locenir T. de Moura, “essa parceria da formação de professores foi motivada a partir de um edital lançado pela UFFS ainda no final de 2016”. Complementa que “em fevereiro de 2017, foi apresentado a proposta aos secretários municipais de educação da AMOSC, durante a realização da primeira reunião anual do Colegiado de Secretários de Educação. Nesta reunião os secretários aprovaram a iniciativa da formação integrada entre os municípios da associação e deu início as tratativas junto aos representantes da universidade para a organização da formação.

As formações irão ocorrer em 4 polos da região com os municípios próximos: Polo de Chapecó integrando os municípios de Nova Itaberaba, Coronel Freitas, Cordilheira Alta, Arvoredo e Águas Frias; Polo de Quilombo: Formosa do Sul, Santiago do Sul, Irati e Jardinópolis; Polo de Nova Erechim: Sul Brasil, Serra Alta e Pinhalzinho e o Polo de São Carlos: Águas de Chapecó, Planalto Alegre, Caxambu do Sul e Guatambu. Iniciam em 18 e 19; 20 e 21 de julho dos polos indicados, ocorrendo paralelamente com todos os professores do ensino fundamental, coordenadores e orientadores pedagógicos, diretores de escolas e equipe das secretarias.

Segundo o Coordenador do Colegiado de Educação e Secretário do Município de Nova Itaberaba, Odenir Petroli, “a formação continuada de professores é importante para atualização e aperfeiçoamento dos profissionais, valoriza a prática diária e contribui na qualidade do ensino ofertado aos educandos”.