24ª  edição do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal reuniu mais de 500 agentes públicos em Chapecó

No dia 11 de julho, o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), em parceria com a Federação de Consórcios, Associações de Municípios de Santa Catarina (FECAM) e Associações de Municípios da região Oeste Catarinense realizaram a 24ª edição do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. O evento, realizado no Salão Nobre da Unochapecó, contou com a participação de mais de 500 agentes públicos, incluindo prefeitos, secretários, vereadores e controladores internos das prefeituras e câmaras municipais.

O presidente da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), Glauber Burtet, prefeito de Caxambu do Sul,  destacou o compromisso da associação com a qualificação dos servidores públicos.  “Para a Amosc, é uma honra receber o Tribunal de Contas em nossa região. Nosso objetivo é proporcionar aos municípios as informações necessárias para cumprir suas obrigações e promover a eficiência na administração pública. Queremos trazer o TCE como parceiro para entender e resolver as demandas locais de forma eficaz.”, enfatizou Burtet.

Diretor do Instituto de Contas do TCE/SC, Moisés Hoegenn mencionou a importância e a tradição do evento em Santa Catarina. “Estamos na vigésima quarta edição deste ciclo de estudos, que já se consagrou no calendário municipalista catarinense. Este ano, implementamos uma nova metodologia para tornar o evento mais dinâmico e acessível, permitindo que os participantes aproveitem ao máximo as palestras e oficinas oferecidas.”, enalteceu Hoegenn.

O ciclo de estudos visa capacitar os agentes públicos, fornecendo orientações e esclarecimentos sobre aspectos fundamentais da administração municipal, como licitações, atos de pessoal, processos administrativos e contabilidade. A realização em nove etapas regionais garante a participação de municípios de todo o estado, promovendo um intercâmbio de conhecimentos e práticas entre os participantes.

O evento ofereceu sete oficinas técnicas abordando temas cruciais para a gestão pública, como a Nova Lei de Licitações, Prestação de Contas e Fiscalização de Contratos. Ainda durante o evento foram abordadas orientações sobre obras públicas, auditoria financeira, gestão de resíduos sólidos, sistema remuneratório e e-Sfinge online.