Um dos objetivos do encontro é tornar a região mais inclusiva
Pinhalzinho, SC – No dia 5 de setembro de 2023 , a cidade de Pinhalzinho, tornou-se o local de um importante evento para dialogar sobre o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência. Estiveram presentes representantes de municípios técnicos para discutir questões cruciais relacionadas à inclusão e aos direitos das pessoas com deficiência. A Primeira Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência da AMOSC, trouxe à luz um cenário de desafios e oportunidades para tornar o Brasil um país verdadeiramente inclusivo.
De acordo com dados recentes, quase 3% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Para garantir acesso a direitos básicos o encontro destaca a importância de abordar a questão da inclusão de maneira séria e abrangente. Pinhalzinho abraçou essa missão ao sediar esta conferência regional, que contou com a participação de 16 municípios da região da AMOSC.
A Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, foi um dos pontos de partida para as discussões. Esta lei representa um marco na legislação brasileira, garantindo direitos fundamentais às pessoas com deficiência, como acessibilidade, igualdade de oportunidades e a promoção de políticas públicas.
O principal objetivo da conferência foi pensar em políticas públicas que promovam a inclusão e permitam que as pessoas com deficiência tenham liberdade nas escolhas de suas vidas. As propostas debatidas no encontro serão fundamentais para orientar a formulação de políticas públicas, a criação dos conselhos municipais, para que promovam a inclusão e melhorem a qualidade de vida das pessoas com deficiência.
A Primeira Conferência Regional da Pessoa com Deficiência em Pinhalzinho, SC, foi um passo importante rumo estruturação destas políticas. A mobilização de representantes de diferentes municípios e a busca por soluções concretas refletem o compromisso crescente da sociedade em garantir que todas as pessoas, independentemente de suas deficiências, tenham a oportunidade de participar plenamente da vida social, econômica e política do país.
Imagens: Mauro Oliveira – Ass. Prefeitura Pinhalzinho